terça-feira, 26 de julho de 2016

A crise do pós-parto

Eu tive um parto lindo e uma bebé perfeita.
Quando me diziam que o a fase mais difícil não era a gravidez mas sim o pós-parto, eu não acreditava. Agora acredito. Mas não sei se é geral. Na minha situação, o pós-parto está a ser uma fase agridoce. Tudo porque, mais uma vez, os momentos perdem um pouco a sua magia por não serem minimamente como idealizados antes.
4 dias depois do nascimento da Leonor, o pai foi embora para o estrangeiro, trabalhar. Está a 7 horas e meia de avião A solidão, a vontade de me sentir mulher, a vontade de ser acarinhada, de repartir emoções e sentimentos... tudo isso ficou na idealização.
Os planos futuros estão em banho maria. Tudo isso está a afectar-me psicologicamente e, embora eu tente disfarçar, sei perfeitamente que todos não querem saber do meu estado actual psíquico. Como sabem, após o parto nós deixamos de ser a Maria ou a Francisca, para passarmos a ser a mãe da Leonor, a mãe da Maria... whatever. Portanto, deixei de me queixar das dores nas costas por não ter com quem repartir o colinho, deixei de me queixar da solidão, da vontade de tirar umas horas por semana para estar só eu e o meu marido. Deixei de me queixar simplesmente porque as pessoas não entendem, e até porque consideram estes pensamentos actos de egoísmo.
Ainda hoje disse a alguém que depois de sermos mães as pessoas só se interessam com o bebé e não connosco. E a pessoa não entendeu. Apenas dissr que é normal e que eu não devo ter ciúmes. Ninguém falou em ciúmes. Nunca teria ciúmes da minha filha! O facto de as pessoas não me entenderem deixa-me ainda pior!
Amo a minha filha, mais do que tudo. Apenas queria estar na minha própria casa, com a minha própria família, com certezas sobre o nosso futuro. Queria muito. E queria muito sentir-me novamente uma mulher bonita, valorizada. Apesar da barriga que ainda não foi completamente ao lugar e dos meus seios que não estão, de factom, iguais... queria sentir-me linda, Não que o meu companheiro não me valorize, mas à distância tudo fica cinzento.
O conselho que me dão é sempre ter calma, que tudo se resolve. As pessoas não entedem o quanto essa resposta desanima alguém já desanimado!
Hoje o texto foi mais triste. Alguém desse lado que me entenda?


Sem comentários:

Enviar um comentário